how to make your own site for free

LIDERANÇA NÃO É UMA SOFTSKILL

Se é assim tão importante deverá ser uma hardskill

Nestes últimos anos em que me tenho dedicado a 100% à investigação, análise e impacto da auto-liderança e liderança, ouso dizer que, esta skill que cada um de nós tem a capacidade de desenvolver e aprimorar, é tudo menos Soft. Quanto mais não seja, pela confusão que o nome gera.

Uma das mais recentes definições de Softskills diz que: "São qualidades desejáveis para determinadas formas de emprego que não dependem dos conhecimentos adquiridos; incluem o senso comum, a capacidade de lidar com as pessoas e uma atitude positiva e flexível". Ora, olhando numa perspectiva diferente, pensando disruptivamente, acho que isto não faz qualquer sentido nos dias de hoje. Não serei o único certamente.

O senso comum tem a característica de ser tudo menos comum. A capacidade de lidar com pessoas e uma atitude positiva e flexível, é apenas uma parte. No que toca especificamente à Liderança, a que pessoas se refere? A nós próprios? Aos outros provavelmente? Acredito piamente que, senão formos capazes de nos liderar a nós próprios, nunca seremos capazes de liderar ninguém e esse tem de ser o primeiro trabalho a ser feito. Connosco próprios. É o melhor trabalho que alguma vez faremos nas nossas vidas.

Quanto à questão de não depender de conhecimento adquirido, aqui está mais uma evidência que vivemos uma mudança de paradigma.

Liderança é uma forma de estar. É uma forma de pensar. Liderança aprende-se, desenvolve-se, melhora-se. Liderança é ter a capacidade de construir mais líderes à nossa volta, é conseguir ver o melhor nos outros quando eles próprios não o conseguem. Liderança é ter a humildade de se sentar na primeira fila de cadeiras para aprender, mesmo que sejamos uma das estrelas da companhia. Liderança é parar o que se está a fazer para ajudar uma pessoa a atravessar numa passadeira. Liderança é caminhar num centro comercial e pegar um papel do chão para colocar no lixo. É agregar valor. Liderança é eliminar o ruído das nossas vidas e manter-mo-nos fiéis à nossa missão, seja lá onde for em que língua for. É ter a capacidade de abdicar, abdicar em prol de algo muito maior que nós, uma causa. É ter sentido de serviço. É ter a capacidade de ter uma reunião extraordinária consigo próprio. Liderança é ter a capacidade de inspirar não pelo que se diz, não pelo que se faz, mas pelo que fazemos os outros sentirem. O paradigma mudou. O Líder não é aquele que construiu um pseudo-império, que tem um grande carro ou uma grande casa, os últimos aparelhos de tecnologia e muito menos aquele que tem fala muito bem em palco. Paremos de analisar o sucesso das pessoas única e simplesmente pelo seu sucesso financeiro. É uma parte importante, mas não a única. Aliás, conseguir isso sem influenciar positivamente outras vidas pelo caminho, é uma vitória vazia.

Não há liderança na vida pessoal, liderança nos negócios, nas empresas, liderança no nosso grupo de amigos...A Liderança é um conceito holístico integrado com os nossos 4 pilares interiores: Mindset, Heartset, Soulset e Healthset.

Para mim, Liderança é uma Hardskill. Uma competência chave para atingirmos o que nascemos para ser, despindo-nos de qualquer preconceito que a sociedade nos vendeu e caminhar em direcção à realização plena das nossas capacidades.

Imaginemos colocar hoje qualquer Software, num Hardware antigo. Imaginemos sequer abrir qualquer video num 286? Tarefa impossível. O hardware tem que acompanhar a evolução do software. O nosso hardware é a nossa identidade. É aquilo de que somos feitos, a nossa massa. Muitas pessoas fazem upgrade de software mas esquecem que a motherboard não aguenta mais. Resultado: ERROR. NOT DETECTED. Isto aprende-se. Isto ensina-se.

Liderança para mim é uma Ultra HardSkill. E se há lá coisa que se deve ensinar aos mais pequenos e aos adultos, essa "coisa" é Liderança.

Com respeito e dedicação.

Determinado em servir!

João Cordeiro


< Voltar à página anterior

Partilhar artigo nas redes sociais

Morada

Av. Rainha D.ª Leonor
3b - Almada                    
2805-012 Almada

Contactos

Email: inspiracao@joaocordeiro.pt
Telemóvel: +351 933 107 942