3x 1x

Os 5 Mitos da Liderança | Hack MySelf Sessions

 

É absolutamente inequívoco que muitas pessoas reconhecem o valor de uma excelente liderança. Mas acontece que nem tantas assim trabalham para se desenvolver como líderes. Será que isto faz algum sentido?

Olá sou Joao Cordeiro, people hacker e criador do Global Performance Summit ou mais conhecido com GPS.

Bem vindo ou bem vinda a mais uma hack myself session, hoje para partilhar sobre um dos tópicos que mais me têm apaixonado e sobre o qual tenho estudado, aprendido e vivido de forma intensa.

Apesar da liderança ter sido ao longo de vários anos tema de muitos livros, eventos, formações e discursos, muitas pessoas ainda pensam que a liderança não é para elas, parece até que rejeitam essa oportunidade que ao mesmo tempo é também uma responsabilidade. Talvez porque acreditem em algum destes 5 mitos:

 

I Mito - Não tenho genética de líder por isso não consigo liderar

É verdade que todos nascemos e morremos da mesma forma. É igualmente verdade que algumas pessoas parecem ter uma habilidade, uma aptidão, um talento natural para liderar. Mas a grande verdade é que a liderança é uma capacidade que se aprende, que se treina e que se desenvolve. E todos temos o potencial para nos tornarmos grandes líderes, se estivermos dispostos a investir o tempo, o esforço e os recursos necessários para estarmos ao mais alto nível.

 

II Mito - Tornar-me sénior na minha profissão e obter um título, automaticamente fará de mim um líder

Acredito que este tipo de pensamento fosse mais comum na geração dos meus pais e até dos meus avós, mas acontece que vejo muito este pensamento hoje em dia. As pessoas pensam que para se tornarem líderes alguém lhes precisa de atribuir um cargo ou um título. Na realidade para se tornar um grande líder, cada um de nós só precisa de ter o desejo e procurar as ferramentas certas para se desenvolver como tal. Podes ter um título e não ser líder, como o contrário também é verdade. Aliás, há muita gente sem título que é um grande líder.

 

E a propósito, quero aproveitar esta hack myself session para te recomendar um excelente livro sobre o tema - O Lider sem Titulo do Robin Sharma.

É um livro de leitura muito simples, nada técnica, mas que nos traz os conceitos fundamentais da liderança, naturalmente na sua perspectiva e com a qual concordo.

O Blake Davis, o personagem central tem ao longo deste escrito vários encontros com 4 mestres que lhe trazem ensinamentos valiosos. Acho que vais gostar ;-)

Eu tive a oportunidade e o privilégio de estar ligado profissionalmente ao Robin durante alguns anos, quando representei para os Países de língua portuguesa um dos seus programas de liderança, com o mesmo nome do seu livro - liderar sem título e foram anos de enormes aprendizagens, de crescimento e é com grande sentido de responsabilidade que o partilho contigo.

E coloquei também mais alguns livros na descrição do vídeo para que possas consultar.

Sugestões de livros: (alguns podes comprar directamente na minha loja online em https://joaocordeiro.pt/loja)

  • O Líder Sem Título - Robin Sharma
  • Primeiro Pergunte Porquê - Simon Sinek
  • Os Líderes Comem por Último - Simon Sinek
  • As 21 Irrefutáveis Leis da Liderança - John C. Maxwell
  • Os 5 Níveis da Liderança - John C. Maxwell

 

III Mito - A experiência profissional fará de mim automaticamente um líder

Bom a liderança é como a maturidade, não vem com a idade. Por vezes o que acontece é que a idade vem sozinha ☺️

O domínio de uma área técnica não te cria capacidades de liderança. Aliás, normalmente até é precisamente o contrário. Por teres uma pericia tão grande, conheces algo com uma profundidade tão elevada que perdes visão periférica e dos outros a tua volta. Lembrar sempre que: a gestão ocupa-se de processos, a liderança ocupa-se de pessoas. E hoje, quem não percebe de pessoas, não percebe de negócios. Todos trabalhamos em recursos humanos, quer queiramos quer não.

 

IV Mito - Vou esperar até ter uma posição de relevo de influência para me começar a desenvolver como líder

Para quem ensina liderança como eu este é um dos mais frustrantes.

Quando comecei a fazer os primeiros eventos e programas de liderança há vários anos, muitas pessoas me disseram "bom João, quando  um dia eu for um líder (querendo dizer que quando alguém lhe atribuísse um cargo) talvez vá a um dos teus eventos." Confesso que isso me deixava altamente frustado. Se toda a gente sabe que a liderança é que faz diferença nos resultados que obtemos, qual é razão para esperar?!

Eu joguei futebol durante muitos anos e lembro-me sempre de uma frase que um dos meus treinadores dizia constantemente "João treina como se fosse um jogo. Mais vale estares preparado e não teres uma oportunidade, do que teres uma oportunidade e não estares preparado. Pode ser tarde demais."

O mesmo acontece com as capacidades de liderança. Se começares a treinar já, vais com toda a certeza ter mais oportunidades e inclusive quando elas aparecem vais conseguir dimensiona-las muito mais.

 

V Mito - Não lidero ninguém por isso não é algo que precise aprender e desenvolver

Não é por ser o quinto mito que é o menos importante. Aliás, se organizasse estes 5 por ordem, diria até que este é o principal.

Diz-se hoje em dia que a liderança é uma softskill, mas na minha perspectiva esta capacidade não recai nesta categoria. A liderança, uma boa liderança, é a melhor forma de impactarmos o mundo (basta olhar à nossa volta) e portanto deveria ser encarada como uma competência absolutamente essencial e não acessória, não soft.

E ela deveria ser ensinada de forma muito mais intencional nas nossas escolas.

 

E porquê?

Porque liderança é uma forma de estar, de pensar e de sentir. É a forma como nos apresentamos ao Mundo. É uma atitude. Liderança aprende-se, desenvolve-se, melhora-se. Liderança é ter a capacidade de desenvolver mais líderes à nossa volta, é conseguir ver o melhor nos outros quando eles próprios não o conseguem fazer. Liderança é ter a humildade de se sentar na primeira fila para aprender, mesmo que sejamos a estrela da companhia. É agregar valor. É contagiar positivamente. Liderança é eliminar o ruído das nossas vidas e mantermo-nos fiéis ao nosso propósito. É ter a capacidade de abdicar, abdicar em prol de algo muito maior que nós, uma causa. É ter sentido de serviço. É ter a honestidade de fazer uma reunião transformadora consigo próprio, de olhar de frente as suas fragilidades e desconstrui-las, de se despir de preconceitos e assumir a sua essência. Liderança é ter a capacidade de inspirar, não pelo que se diz, não pelo que se faz, mas pelo que fazemos os outros sentirem.

Liderança é simplesmente a capacidade chave para catalisarmos todo o nosso verdadeiro Talento.

 

Acredito que se não formos capazes de nos liderar a nós próprios, nunca seremos capazes de liderar nada nem ninguém e esse tem de ser o primeiro trabalho a ser feito. Connosco próprios! É garantidamente o melhor trabalho que alguma vez faremos nas nossas vidas. E…nunca é tarde para começar.

O mundo precisa de mais e melhores lideres. Por isso, todos precisamos de ti.

 

Como sempre, espero ter estado ao teu serviço.

Se quiseres mais informações sobre os meus programas e eventos, basta visitares joaocordeiro.pt

Um abraço intencional e até breve!

 

 

 

 

 

Webdesign Megasites