online web builder

HESITAÇÃO

Como combater esse malfadado sentimento.

Abaixo podes encontrar a transcrição do vídeo. Se gostas de ler é uma boa opção. Espero que te ajude a hesitar menos nas tuas decisões.

Olá João Cordeiro People Hacker, a ajudar pessoas e organizações a atingirem resultados de classe-mundial.

O Powerful Insight que vos trago hoje é sobre Hesitação. Sim esse malfadado sentimento que nos assolou em alguns momentos da nossa vida no passado e que eventualmente nos perturba em alguns momentos da nossa vida no presente. 

E porque é que nós hesitamos? Porque é que a hesitação foi o tema deste powerful insight?

Porque a hesitação é um dos nossos maiores inimigos, é um dos factores que mais contribui para que não evoluamos, para que não cresçamos, para que não nos desenvolvamos. 

A hesitação aparece como uma evidência de um processo um bocadinho mais profundo, que tem a ver com o facto de nós não sabermos especificamente aquilo que queremos. E é por isso que hesitamos. Então, o que acontece é que, procuramos razões “racionais” para suportar cada uma das decisões, para depois decidir, dizemos “em consciência”. Mas isso não é decidir em consciência. Decidir em consciência é de acordo com aquilo que contribui para a minha visão de futuro. 

Portanto se é uma opção que não contribui para a minha visão de futuro, então não é sequer uma opção válida. Só que como isso não está muito claro dentro de nós, nós hesitamos, fica um pouco turvo.

Eu lembro-me de momentos, isto é apenas uma analogia…eu fui jogador de futebol durante muitos anos, fui guarda-redes e lembro-me, há muitos anos atrás, ainda antes do ano 2000, um dos meus treinadores de guarda-redes dizia-me “João, se ficares na baliza fica com convicção, se saíres da baliza sai com convicção, mas não hesites com convicção porque isso não existe, portanto tens que arriscar - ou uma ou outra.”

Transpondo esta aprendizagem, esta analogia para a nossa vida - Ok, podemos não saber ainda qual é o nosso propósito, mas quando escolhemos uma opção vamos a 100%, devemos ir com tudo. Porque se formos com tudo, talvez consigamos ganhar consciência que aquilo não é bem aquilo que nós queremos. 

Obviamente que existem outras técnicas, e outras práticas para nos ajudar a encontrar o nosso grande objectivo de vida, o nosso propósito, o nosso porquê. 

Enfim, hoje em dia cada vez há mais definições para o nosso propósito para o nosso grande objectivo de vida, mas isto resume-se também, e isso irá-vos facilitar imenso, na capacidade de dizer não. E todos nós temos, ou a maior parte de nós tem muita dificuldade em dizer “Não”.

E nós temos muita dificuldade em dizer “Não”, porque não sabemos a que coisas dizer “Sim.” Não é?!

Então, quando fica mais claro, aquilo que verdadeiramente nós queremos, não hesitamos. Esta era a principal mensagem deste Powerful Insight.

Mas quero ainda sugerir-vos, quero inspirar-vos a fazer uma coisa: voltarem, viajarem um bocadinho no passado, perceberem momentos onde hesitaram e tentarem perceber a razão específica pela qual hesitaram. Foi porque tiveram medo, foi porque não tiveram informação suficiente, porque não sabiam bem aquilo que queriam. Tentem aferir qual é que foi a razão, porque se conseguirem juntar essa análise, imagem desses 10 momentos, e em 10 momentos conseguirem perceber qual é que foi a razão ou razões pelas quais hesitaram, talvez consigam estabelecer um padrão para o futuro para que não hesitem e que vos ajude naturalmente a descobrir o vosso porquê, o vosso propósito.

Espero que este vídeo, este Powerful Insight tenha contribuído um pouco mais para a vossa evolução e crescimento. 

Vemo-nos no próximo Powerful Insight, um grande abraço, inspirador abraço, João Cordeiro People Hacker obrigado!


> Voltar à página anterior

FACEBOOK COMMENTS WILL BE SHOWN ONLY WHEN YOUR SITE IS ONLINE

PARTILHAR ESTE VÍDEO!

Morada

Av. Rainha D.ª Leonor
3b - Almada                    
2805-012 Almada

Contactos

Email: inspiracao@joaocordeiro.pt
Telemóvel: +351 933 107 942