free responsive website templates

VISÃO, MISSÃO E VALORES

Uma Analogia Simples Para Um Conceito Decisivo 

3 pilares absolutamente basilares na tua vida pessoal e profissional. Espero que te seja útil. 
A transcrição do vídeo está no texto abaixo. Boa leitura!

Olá João Cordeiro People Hacker, a ajudar pessoas e organizações a atingirem resultados de classe-mundial.

O tema que escolhi para o Powerful Insight de hoje é um 3 em 1. 

Visão, Missão e Valores. 

Sim, sim, sim…eu sei que já falei de visão duas ou três vezes em outros vídeos, mas a visão hoje aparece aqui num contexto ligeiramente diferente.

E deixem-me explicar o porquê de me ter lembrado de fazer este vídeo e esta partilha sobre visão, missão e valores. 

Esta semana estava numa sessão com um cliente num dos meus programas - Hack MySelf, um programa de evolução e mestria pessoal. Estávamos a falar sobre a importância destes 3 componentes nas empresas e ocorreu-me que muita gente não tem claro, não sabe bem a diferença, o que é a Visão, o que é a Missão, como é que aparecem aqui os valores. Lembrei-me de fazer este vídeo, adoro analogias, acredito que partilhando uma analogia muito fácil, nós consigamos compreender mais rapidamente determinados conceitos.

Portanto imaginem que vão num carro, no meio dos Estados Unidos no deserto, o destino para onde vão, para onde se deslocam é a vossa visão. Se bem que uma visão numa empresa ou na nossa vida pessoal é quase um ideal, é algo que nunca atingimos. É algo que trabalhamos diariamente, constantemente para atingir mas nunca lá chegamos.

Nesta analogia, a visão é o destino.

A missão é o próprio carro. Como é que nós vamos lá chegar? A missão é o “Como” e aqui equivale ao carro.

Os valores são as regras de trânsito - de que forma é que vamos lá chegar. Vamos lá chegar de forma justa, mais rápido, mas se calhar se vamos mais rápido passamos por cima de determinadas coisas…enfim os valores são um pouco os delimitadores da forma como nós vamos chegar à nossa visão. Se passarmos um traço contínuo, estamos a falhar nos nossos valores, se passamos a velocidade estamos igualmente a falhar um dos nossos valores - percebem este exemplo?

Eu acho que esta analogia reflete quase na perfeição aquilo que é a visão, missão e valores. 

É o destino, o carro e no fundo as regras de trânsito. 

Olhem para a vossa visão, para a vossa missão, para os vossos valores. Para continuarem a crescer de forma sustentada, de forma sólida, têm que atrair pessoas iguais a vocês, pessoas que acreditem no mesmo que vocês acreditam. E isso só é possível se elas souberem, Visão, Missão e Valores. 

Portanto se as vossas equipas, não sabem qual é a Visão, Missão e Valores da empresa, coloquem isso como ponto de honra na vossa agenda da próxima reunião, seja ela mensal, semanal ou diária e partilhem com as vossas equipas, com as vossas pessoas, para onde é que querem ir, como é que querem lá chegar e de que forma é que querem lá chegar. 

Isto é absolutamente critico para ter uma organização alinhada, uma organização com sentido e uma organização com valores. 

Por falar em valores, espero que este vídeo vos tenha agregado valor, encontramo-nos num próximo Powerful Insight, um forte abraço inspirador, João Cordeiro People Hacker, Obrigado!


> Voltar à página anterior

FACEBOOK COMMENTS WILL BE SHOWN ONLY WHEN YOUR SITE IS ONLINE

PARTILHAR ESTE VÍDEO!

Morada

Av. Rainha D.ª Leonor
3b - Almada                    
2805-012 Almada

Contactos

Email: inspiracao@joaocordeiro.pt
Telemóvel: +351 933 107 942